Visualizações

Criando gemas do poder

De Mystical Tales

Gemas são pedras lapidadas, de forma redonda que contém quintessência armazenada e eventualmente uma magia. São esféricas e coloridas.

São ítens bastante poderosos! Quando uma gema do poder é imbuída com uma magia, chamamo-la de gema do poder. Pode-se invocar esta magia a qualquer instante usando a gema de poder. Não existe consumo de mana ou teste de sucesso, pois ele é automático.

Se a gema não for imbuída com uma magia, porém for tratada por um mago para ter quintessência armazenada, ela servirá para encantar armas e armaduras para que estas tenham propriedades especiais (seja com efeitos de dano ou resistência a elementos).

Para construí-las, é necessário que um mineiro obtenha as pedras brutas e que um artesão transforme-as em pedras lapidadas. Então, um mago pode utilizar um caldeirão cheio de água do pântano ou, então, um altar para imbuí-la de algum poder.

Conteúdo

Minerando pedras

Na maioria das minas existe uma chance de 1 em cada 100 de se achar pedras preciosas como âmbar, ametista, citrino, diamante, esmeralda, rubi, safira e turmalina.

Para mineirar estas pedras, basta usar uma picareta no chão de uma mina como o usual.

Lapidando pedras

Uma vez que as pedras já foram extraídas, um artesão pega as pedras e as transforma em formas mais refinadas de joalheria. Para isso, o artesão precisa de ferramentas de artesão (tinker tools) para navegar nos menus de criação de ítens através do menu Jóias.

O processo IG não demora mais de 30 segundos, mas exige um bocado de experiência. Recomenda-se não tentar lapidar uma pedra antes de alcançar 75.0 da skill Tinkering.

Encantando gemas

Para encantar uma gema, primeiro arranje um recipiente grande (como um vaso de metal ou um caldeirão) e alguns gravetos. Vá até um pântano, dê um duplo click em seu recipiente e selecione o pântano. Tenha certeza de que você tenha doses suficientes para encher o caldeirão. Para um caldeirão comum, são necessárias 18 doses de água do pântano.

Agora ponha os gravetos no chão e coloque o o caldeirão em cima dos gravetos. Só então dê um duplo click nos gravetos para acender a fogueira. Despeje a água de pântano nele com um duplo click no recipiente e selecione o caldeirão. Depois de dar um duplo click na água de pântano do caldeirão e selecionar a opção Encantar gema no primeiro menu, aparecerá um menu para selecionar a gema.

Janela inicial do encantamento de uma gema

Use o botão Sel. pedra para selecionar uma pedra lapidada para encantar. Note que, para este serviço, você precisará de todos os dados possíveis sobre a pedra. Portanto, ela deverá estar Identificada.

Janela do encantamento de um diamante lapidado

Você poderá, então, selecionar uma força para o encantamento, ou até uma magia pra criar uma gema do poder.

Caso você não escolha uma magia, a pedra tornar-se-á uma gema comum, com quintessência imbuída que servirá para encantar outros itens como armas ou armaduras. O bônus de dano para as armas está ligado ao tipo de pedra e à força utilizada. A quantidade do dano extra será a mesma quantidade que você colocar em Força. Já o tipo de dano poderá ser fogo, gelo, veneno ou energia, e depende da pedra que você estiver encantando. De forma análoga, armaduras recebem um bônus de resistência a dano igual ao da força da gema para o dano do tipo da pedra lapidada. Para conhecer qual gema dá bônus em qual tipo de dano, visite a página Caminhos da magia e estude que tipo de dano e que pedras são de quais caminhos da magia.

Se você escolher uma magia, esta gema não servirá para ser embutida em uma arma, armadura ou jóia, mas tornar-se-á uma gema do poder, que conterá a magia que você escolheu. O número de vezes que você poderá utilizar a gema do poder é determinada pelo número de cargas que você seleciona nesta janela.

Janela do encantamento de um diamante lapidado

Aprisionando magias nas Gemas do Poder

Uma gema do poder tem uma magia aprisionada nela, pronta para ser liberada. Para tanto, você precisará de um pergaminho da magia desejada para cada carga que deseja adicionar à gema. Pode ser dispendioso, mas lembre-se de que não há falhas em nem gasto de mana para utilizar a gema, uma vez que você já fez todo o processo em sua criação. Levar uma gema do poder em uma missão onde haja um monstro muito difícil de ser derrotado pode significar uma vitória muito mais suave.

Também será gasto uma unidade de cada reagente necessário para cada carga da magia em questão.

Dificuldades e custos

Encantar uma gema pode tanto ser um trabalho fácil para a maioria dos magos quanto um trabalho tão difícil que até oito magos, extremamente experientes, podem ser necessários. A dificuldade é baseada em que tipo de pedra você está encantando, que força você está tentando aprisionar nela, qual magia você escolheu para colocar nela e quantas cargas da magia ela conterá.

Para encantar uma gema é preciso profundo conhecimento do Éter e ainda conhecimento de transmutação de materiais. Por isso, o cálculo de sucesso é feito entre uma skill mágica e alquimia. A skill mágica vai depender da pedra que você está tentando encantar. Por exemplo, se for uma pedra do caminho da magia de alteração, a skill será Spellweaving. O cálculo para obter o valor da sua capacidade de encantar a gema é 80% da skill da magia + 20% da sua skill em alquimia.

Já a dificuldade vai depender de se você está tentando aprisionar uma magia na gema ou não, da quantidade de cargas ou da força. Quanto mais força ou cargas você tentar aprisionar na gema, a dificuldade aumenta exponencialmente. A dificuldade será mostrada na janela de encantamento enquanto você decide os valores. Caso você deseje aprisionar uma magia na gema, a dificuldade aumentará em 1/3 do valor da dificuldade da magia. E se você não conhecer a magia que está tentando aprisionar na gema, a dificuldade aumentará em 25% para cada carga.

O custo em mana também dependerá da força ou das cargas que você deseja aprisionar na gema. Caso você esteja tentando aprisionar uma magia na gema o custo em mana aumentará em 1/3 do custo de mana da magia para cada carga adicional.

Gemas muito fortes ou gemas do poder com muitas cargas ainda demandam de alguns pontos de skill. Sua fadiga mental será tamanha para aprisionar tanta energia na gema que parte de você e do seu saber serão transferidos para a gema, subtraindo pontos da skill mágica.

Encantamentos em grupo

Repare que os custos de mana, de skill e as dificuldades crescem exponencialmente com o poder da gema. Não é de admirar que em alguns casos a dificuldade passe dos 500.0! É impossível um mago sozinho conseguir tamanho feito, exigindo que os magos trabalhem em grupo.

Para trabalhar em grupo, tudo o que os magos precisam fazer é ficar a 1 tile de distância do mago que está comandando o encantamento. Até oito magos podem fazer parte do encantamento.

No início do processo, os dados que aparecerão na janela de encantamento serão atualizados para o grupo atual. O grupo deve permanecer a 1 tile do encantador durante todo o processo. Mas veja que o teste de sucesso será feito apenas contra um dos membros: o menos experiente. Portanto, evite a presença de pessoas que não estejam participando, pois se um comerciante aparecer sobre seu ombro, o teste recairá sobre ele e será um desastre!

Os custos de mana e skill serão distribuídos igualmente entre todos os participantes. Portanto, é importante que todos tenham mana o suficiente para o encantamento. Se ao menos um dos participantes não tiver mana o bastante, o encantamento irá fracassar.

Quanto aos possíveis custos em reagentes e pergaminhos, não há rateio. O mago que está comandando o encantamento deve ter todos os materiais em sua posse durante o processo.

Falhas

Note que ao final do resumo da janela de encantamento está descrita a chance de sucesso. Use isso a seu favor.

Se houver falha por falta de mana, falta de habilidade ou devido à ausência de algum reagente, ainda assim será consumido todo o material requisitado pelo encantamento. Caso o fogo apague ou a água do pântano seja purificada em água também resultará em uma falha. Por isso, mantenha o fogo sempre aceso (pedindo para que algum assistente adicione gravetos ocasionalmente na fogueira ou função similar).

Ver também

Ferramentas pessoais