Visualizações

Class Forge

De Mystical Tales

Edição feita às 19h42min de 23 de setembro de 2009 por Galthar (disc | contribs)

(dif) ← Edição anterior | ver versão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

Class Forge é uma ferramenta para GMs criarem novas classes ou editar classes antigas. Com ela pode-se configurar nome e grupo da classe, Skills iniciais e itens iniciais que os jogadores terão ao criar um personagem desta classe.

Toda classe possui uma superclasse, descrição, skills e loot inicial.

Superclasse é uma espécie de categoria de classes. Por exemplo, arqueiro, espadachim, maceiro e lanceiro devem pertencer a superclasse Guerreiro. Já boticário, herbalista, alquimista, necromante e feiticeiro devem pertencer a superclasse Mago.

O nome da classe pode conter até 16 caracteres e deve descrever de forma clara o que ela é. O nome deve ser claro por senso comum. Portanto, peça opinião no forum.

A descrição deve ser curta. Pode ter até 1024 caracteres, o que dá pouco mais de duas linhas na janela do sistema.

As skills podem ter valores de 0.0 a 65.0 e atualmente a soma inicial está em 300.0.

O loot inicial guarda uma série de nomes (defnames, na verdade) de itens, sua cor e quantidade.

É muito interessante que antes de começar a criara classe já se tenha criado e editado os itens que vão para o loot inicial. Para isso, separe um local seguro (como um container) crie os itens do loot inicial e deixe-os com cores pertinentes se for o caso.

Conteúdo

Comandos

O comando para chamar a janela principal do Class Forgeé o seguinte:

.classforge [new | edit | export]

Os parâmetros definem comportamentos diferentes para o uso do sistema e funcionam como descritos a seguir:

  • new: Apaga todos os dados da ultima edição que ficam guardados no cache temporário e começa uma nova classe. Se você não salvou o último trabalho, eles será perdido.
  • edit: Abre a janela para escolher uma classe para edição. Caso você esteja trabalhando em uma classe previamente, os dados temporários do cahce não serão excluidos. Sendo assim, você pode continuar seu ultimo trabalho.
  • export: Exporta um texto formatado para Wiki com as superclasses, classes, skills e descrição para todas as classes não bloqueadas para classes_export.html

NOTA: Usar o comando .classforge sem um argumento abre a janela de estatísticas do sistema e mostra as opções Novo e Editar.

Janela de Estatísticas

Na janela de estatística consta quantas superclasses e classes existem, quantas são jogáveis, quantas são bloqueadas e a ultima edição.

Estatísticas do sistema Class Forge

Criando uma nova classe

Características gerais

Ao criar uma nova classe, deve-se preencher os campos Classe, Superclasse e Descrição.

Janela de criação de nova classe

Após criar um texto de descrição para a classe, é necessário precionar o botão Modificar para que as mudanças tenham efeito. Caso você aperte qualquer outro botão, as modificações na descrição serão perdidas. O conteúdo de descrição é HTML. Sendo assim, pode-se pular linhas com <DEF.BR>, usar <DEF.CENTER> e colorir o texto como nos Livros.

Somente depois de preencher os campos Descrição,Superclasse e Classe que o botão Skills se tornará ativo. Precione o botão Skills quando estiver pronto.

ClassForge000004.jpg

NOTA: Toda classe que é iniciada começa marcada como Bloqueada. É fortemente recomendável que a classe seja verificada e testada pelo criador e mais um membro da Staff antes de desbloquear a classe para uso dos jogadores.

Skills

Defina agora como distribuir os 300.0 pontos de skill com os botões de seta para cima e para baixo de cada skill. Mínimo de 0.0 e máximo de 65.0 para cada uma.

Janela de distribuição de skills

Note que existe um indicador em vermelho do lado direito inferior. Quando a soma de pontos das skills chegar ao valor de soma inicial, esta linha ficará verde e somente então o botão Enviar se tornará ativo.

Salvando a classe

Quando o botão Enviar for precionado, o sistema poderá fazer perguntas como se deseja criar uma nova superclasse ou sobrescrever uma classe de mesmo nome.

Somente depois de salvar a classe que o botão de configuração de loot inicial se torna ativo. O botão de configuração de loot inicial é uma bolsa de couro com uma marra vermelha.

Loot inicial

Cada item que se deseja incluir no loot inicial deve estar aqui. Como armas, matéria prima, varinhas e roupas especiais.

Esta janela apresenta uma lista corrida de itens já adicionados e um botão para adicionar.

Do lado esquerdo de cada item aparece um botão com um X utilizado para remover o item da lista.

O próximo botão é redondo e dourado. É utilizado para visualizar detalhes do item.

Então aparece o nome do item com a cor que ele terá ao ser criado (se for colorido) e logo após a quantidade que terá entre parênteses.

Lista de itens para a indumentária inicial para personagens criados com a classe em questão

A ultima linha da lista contém um botão para adicionar um novo item na lista.

Adicionando e editando itens

É muito interessante que antes de começar a criara classe já se tenha criado e editado os itens que vão para o loot inicial. Para isso, separe um local seguro (como um container) crie os itens do loot inicial e deixe-os com cores pertinentes se for o caso.

Esta janela mostra o defname do item, a cor e a quantidade.

Detalhes de um item

Se deseja removê-lo, clique no botão Cancel para voltar a lista e precione o botão X que fica do lado esquerdo do nome do item.

Para sobrescrever este item ou adicionar um novo, utilize o botão Selecionar item no mundo. Isso fechará a janela temporariamente e você poderá selecionar com um alvo o item desejado. O item será copiado para o sistema e a janela tornará a aparecer com os detalhes.

Para adicionar efetivamente o item na lista, precione o botão Okay. O sistema lhe levará de volta para a lista de loot inicial.

Editando uma classe

Ao utilizar o comando .classforge edit uma lista com todas as superclasses existente irá aparecer. Até 11 superclasses podem ser mostrada nesta lista.

Lista de superclasses

Ao selecionar uma superclasse, aparecerá a lista das classes pertencentes a esta superclasse. Até 60 classes podem ser mostradas nesta lista.

Lista de classes

As cores dos botões de seleção das classes seguem o seguinte padrão:

SmallButtonBlue.gif Ultima classe editada
SmallButtonGreen.gif Classe disponível para jogadores
SmallButtonRed.gif Classe bloqueada (somente staff)

A ultima classe editada aparece com um botão azul antes de seu nome. Você pode continuar uma edição desta forma. Se algum outro botão de classe for apertado, a referida classe será carregada do banco de dados para o cache temporário para que possa ser editada.

Você será levado para a janela de características gerais.

Copiando uma classe

Muitas vezes a melhor forma de criar uma nova classe é copiando uma classe já existente.

Para tanto, carregue uma classe já existente através do comando .classforge edit e clique no botão Copiar no lado inferior da janela de características gerais.

Classe copiada

A nova classe será renomada para o nome da antiga classe sucedida da expressão (Nova).

Note que os itens de loot inicial não serão copiados automaticamente para a nova classe

Somente o nome da classe, a superclasse, a descrição e a distribuição dos pontos de skill serão copiados.

Excluindo uma classe

Ao precionar o botão Excluir, o sistema perguntará se você deseja realmente excluir permanentemente esta classe.

A exclusão é irreverssível, mas os dados continuam armazenados no cache temporário para edição ou enviar novamente a classe.

Ver também

Ferramentas pessoais